terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Histórico

Em 2008, Alexandre Geisler, Rosa Adelina e Flávia Padilha, então alunos do curso de licenciatura em artes cênicas da Universidade Federal da Bahia, se unem com o propósito de dialogar com questões contemporâneas, através da linguagem teatral de forma poética e irreverente, utilizando-se para isso de encenações, do teatro-educação e de intervenções.

Em 2009, Érica Lopes entra no grupo passando a compor o corpo artístico e somando conhecimentos técnicos e de produção.

Ainda em 2008, o grupo de Teatro Roda Moinho foi contemplado com o edital n. 06/ 2008 de ocupação de espaços culturais da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) e ficou em cartaz durante o mês de agosto com o espetáculo inédito Quindim, o catador de sonhos no Centro Cultural de Plataforma.

O espetáculo foi apresentado ainda no mês de setembro de 2008, na rua, como parte da programação do 5° Festeatro, realizado no Teatro Municipal de Ilhéus, em Ilhéus/BA, e voltou a cartaz em 2009 realizando temporada no mês de agosto no Teatro Gamboa Nova.

O grupo criou e executou o Projeto Conhecendo o Teatro, durante um ano, na Escola Municipal Antonio Pithon, com aulas de teatro para todas as turmas e para algumas mães, além uma intervenção no local “Mãe Buffa”, desde 2007. Realizou as oficinas intituladas Viva o Artista Ser Humano – de Teatro do Oprimido e Dança-Teatro, ministrada por Flávia Letícia – e a oficina As Nossas Máscaras: Uma experiência em Teatro de Máscaras e Commedia dell´Arte – ministrada por Rosa Adelina, ambas no Colégio Estadual Cidade de Curitiba, no Eng. Velho de Brotas, Salvador/Ba, durante todo o semestre de 2008.2.

Em 2009.1 participou da Campanha de São João 2009 da REDE BAHIA, numa realização da VERBO COMUNICAÇÔES, confeccionando os bonecos e o cenário e fazendo a manipulação. A campanha teve veiculação de chamada na TV BAHIA de 1 minuto, e, de propaganda no jornal CORREIO DA BAHIA, durante um mês.

Em 2009.2 realizou oficina “Formas Animadas: Construção de Bonecos Dinâmica e Manipulação” para professores na 15ª Jornada Pedagógica do SINPRO.

Ainda em 2009 foi contemplado pelo Edital de Formação e Qualificação artístico - cultural, da Secretaria de Cultura, juntamente com a FUNCEB, que proporcionou a realização do projeto As Nossas Máscaras, em assentamentos de Reforma Agrária nas cidades de Ipirá e Ruy Barbosa (Bahia), realizado em janeiro e fevereiro de 2010. A partir desse último projeto o grupo intensificou a pesquisa com intervenções cênicas na rua, inicialmente nos povoados e assentamentos contemplados pelo projeto.

Em comemoração ao dia do Teatro e do Circo, o Grupo realizou, no mês de março de 2010, o Projeto Fazendo Arte, no bairro de Paripe, em Salvador, com oficinas de Teatro de Máscaras, Formas Animadas e Iniciação Teatral. O projeto teve o apoio financeiro do Calendário de Apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB. As oficinas e a mostra final atingiram cerca de 200 pessoas.

Durante todo o ano de 2010 o grupo realizou o projeto “Teatro Popurural: Projeto de Formação em Linguagens Artísticas” no Assentamento Poço Longe, localizado no Município de Ruy Barbosa/BA, atuando com as crianças e adolescentes. O projeto já promoveu a realização de diversas oficinas de teatro, uma oficina de música e uma de circo, além da criação, encenação e circulação de um espetáculo do repertório da Commedia Dell’Arte com o grupo de teatro formado pelos adolescentes do assentamento, intitulado “O Mistério das Ovelhas”, com direção de integrantes do Grupo, no assentamento e na praça Adalberto Sampaio (Ruy Barbosa-BA). Parte do projeto foi viabilizada pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia através da Demanda Espontânea.

Em agosto de 2010 realizada oficina de Teatro do Oprimido em Petrolina-PE na UNIVASF (Universidade Federal do São Francisco).

Em 2011, o grupo foi contemplado com edital de apoio a grupos artísticos da FUNCEB, através do qual está realizando atividades de formação, pesquisa e intervenções em cidades do interior da Bahia, com foco na pesquisa em feiras livres, que servirá de base para a montagem de um espetáculo teatral a ser apresentado em feiras livres da cidade de Salvador em 2012.

Em paralelo a esse projeto, o grupo está em processo de montagem do seu segundo espetáculo, com título provisório de “As Caixas”, com previsão de estréia para o primeiro semestre de 2012, trabalhando com as poéticas de Teatro de bonecos e máscaras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário